quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Ego-jornalistas

Eles travam entre si uma guerra de egos. Gladiadores midiáticos, não perdoam colegas que conheceram há tempos, tudo em nome do próprio interesse. Jogam no ar, no jornal, no blog e principalmente na tradicional resenha do fim de tarde ou fim de semana: tudo em “off”(juram que nada vai vazar).
Outros, afrontados pela tecnologia da informação, querem entender que só eles (se acham semideuses) podem ter acesso a blog. Sim meus amigos, esse mesmo blog que eu escrevo agora e que há tempos pelo mundo a fora se tornou ferramenta PÚBLICA.
Ego para eles é companheiro de cabeceira na cama. Dormem pensando na casa do outro (no emprego do outro mesmo).
Quando novos nomes surgem no cenário jornalístico, os que se intitulam “fundadores da imprensa na região” tratam logo de dar boas vindas aos novatos: ”AQUI NÃO HÁ ESPAÇO PARA VOCÊS”. ”NÃO BASTA TER DIPLOMA, TEM QUE TER TALENTO”(como se eles fossem o supra-sumo do talento brasileiro). ”FALTA ISSO,FALTA AQUILO”...é hilário essa postura de tamanho coleguismo.Eles são os únicos,uma safra boa que não se repetirá e que,pelo que demonstram,DEUS até perdeu a forma,pois como esses ego-jornalistas não haverá jamais.
Outro dia, alertada por uma amiga, acessei um blog de um determinado profissional da área. Ele simplesmente se colocou no olímpo e colocou um colega no limbo. Fez feio, inclusive por desmerecer a profissão de pedreiro(que o outro exercia). O “ jornalista”, além da enorme gafe,esqueceu que as pessoas evoluem e se superam a cada dia,bastando apenas querer.Talvez ele mesmo,a quem não conheço pessoalmente,seja um exemplo disso,pois não acredito que tenha nascido em berço de ouro.Mas,se nasceu,ainda assim não pode sair dando infortúnios aos seus.Maldito ego que se inflama com a idade.
Finalizando, falo agora de uma pessoa que tem sido uma vítima direta dos acalorados ego-jornalistas. Justino Filho. Ele parece que foi colocado para ser Judas por essa turma. Observando-o ao longo de 8 meses,vejo-o como um homem que não se deixa abalar pelas críticas,ofensas e ameaças.O agora jornalista da nova era Justino Filho é posto como oposto desse egocentrismo jornalístico de táticas sujas.De origem humilde,ele fala com o público sem meias palavras,como gente comum gosta de ser ouvida e de ouvir.Sua trajetória tem-se evidenciado cada vez mais.Espero que eles seja esse estandarte para diversos outros colegas que chegam com o propósito de vencer na profissão com humildade.

Pessoas, amanhã retorno a ilha, vou participar de mais um módulo da minha pós: relações interpessoais entre os profissionais da imprensa. Aqui em ITZ tenho conseguido boas pautas para este trabalho. Bjs para Eliza ,Pinheiro e Nina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário